Vitaminas e Minerais

A

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que está presente em muitos alimentos. Podemos encontrá-la sob duas formas: a vitamina A pré-formada ou retinol (de origem animal) e a pró-vitamina A ou carotenóides (de origem vegetal).

B1

A vitamina B1, também denominada tiamina, é uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B. Uma vez que o organismo armazena apenas quantidades reduzidas desta vitamina, é recomenda a sua ingestão diária, de forma a manter uma dieta equilibrada.

B2

A vitamina B2, mais conhecida como riboflavina, é uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B. Tal como as outras vitaminas deste complexo, o nosso organismo apenas armazena pequenas quantidades no fígado, coração e rins.

B3

A vitamina B3, também denominada niacina, ácido nicotínico ou vitamina PP, é uma das vitaminas hidrossolúveis pertencentes ao complexo B. O nosso organismo armazena doses muito pequenas desta vitamina por isso é recomendada a sua ingestão diária.

B5

A vitamina B5, também denominada ácido pantoténico, é uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B e tal como todas elas, é armazenada em pequenas quantidades no organismo.

B6

A vitamina B6, também denominada piridoxina, é uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B. O nosso organismo armazena doses muito pequenas desta vitamina por isso é recomendada a sua ingestão diária.

B7

A vitamina B7, também conhecida como biotina, vitamina H ou vitamina B8, é uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B.

B9

A vitamina B9, também denominada ácido fólico, é uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B. Uma vez que o organismo possui poucas reservas, é recomendado que esta vitamina seja ingerida diariamente.

B12

A vitamina B12 é uma das vitaminas do complexo B e é hidrossolúvel. Esta vitamina é a mais complexa e a única que contém um ião metálico, o cobalto. Por esta razão, denominam-se cobalaminas todas as formas de vitamina B12.

C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel e por isso não é armazenada no organismo em quantidades significativas. Esta vitamina é sintetizada pela maioria das espécies com exceção do Homem.

D

A vitamina D, ou calciferol, é uma vitamina lipossolúvel e é encontrada em muito poucos alimentos. As formas principais são conhecidas como vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal).

E

A vitamina E, também denominada tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel, sendo importante a presença de gordura no bolo alimentar para a correta absorção desta vitamina. O termo vitamina E cobre oito compostos encontrados na natureza.

K

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel. É sintetizada por plantas e bactérias mas os animais não a conseguem sintetizar. Esta vitamina encontra-se no fígado, cérebro, coração, pâncreas e ossos.

O cálcio é o mineral mais abundante existente no corpo humano, a maior parte encontra-se nos ossos e dentes. A ingestão de cálcio é um fator crítico para manter os ossos saudáveis.

O magnésio é um mineral que está naturalmente presente em muitos alimentos. Também pode ser adicionado a alguns produtos alimentares e está presente em suplementos e medicamentos (laxantes e antiácidos)

O zinco é um mineral essencial que se encontra presente em alguns alimentos e suplementos. É necessária a sua ingestão diária uma vez que o organismo não possui reservas1.